quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

top 10 lostinhollywoodland 2009

...o interminável quebra-cabeça da vida cotidiana na estréia do roteirista charlie kaufman como diretor... a história fantástica de um homem que nasceu velho... uma saga de vingança orquestrada por um afiadíssimo tarantino... as inconfundíveis e mágicas cores do cinema de almodóvar... a melhor e mais engraçada atuação do ano... o reencontro de kate winslet e leonardo dicaprio... a obra-prima que veio da turquia... o retrato de uma menina que não é tão boa em literatura, mas que sabe tudo sobre sexo e drinks... o sonho de james cameron transformado em uma espetacular realidade... e o dia em que uma nave espacial saiu da mesmice e estacionou sobre a capital da áfrica do sul... eu sei que faltam esse e aquele, que você não concorda com nada e que essa lista 'é uma puta injustiça'... mas de 30 finalistas, esse é o top 10 do lostinhollywoodland em 2009...

1.sinédoque, nova york, de charlie kaufman
2.o curioso caso de benjamin button, de david fincher
3.bastardos inglórios, de quentin tarantino
4.abraços partidos, de pedro almodóvar
5.simplesmente feliz, de mike leigh
6.foi apenas um sonho, de sam mendes
7.3 macacos, de nuri bilge ceylan
8.stella, de sylvie verheyde
9.avatar, de james cameron
10.distrito 9, de neil blomkamp

...muito obrigado a todos que acessaram (ou não) o blog neste ano e até 2010 :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha lista dos 10 filmes do ano é um pouco diferente, e ainda assim, bastante igual. Quero dizer que aqui não estou julgando apenas tecnicamente o filme, mas ele num geral (confuso, né?). Enfim...


10. Arraste-me para o inferno

Sim, esse filme. É trash, é ruim, mas um dos mais inovadores do ano. Digo isso porque ele se mostra como um filme trash e não tenta ser bom (e acaba sendo). Mas o que coloca ele na minha lista é o fato do fim não ser previsível (como em qualquer outro filme trash)

9. A onda

Pega uma história já muito contada e coloca no país que devia estar. Tem como ser mais genial?

8. Foi apenas um sonho

Entrou na minha lista porque é impactante. Isso que eu gostei sobre ele. É impossível ver o filme e não ficar estupefato com o todo. É tão...real.

7. Casamento Silencioso

O filme é de uma sutileza impressionante. Você não sabe se é comédia ou drama ou épico ou qualquer gênero. É um bom filme. Bom não, lindo. No mundo em que vivemos é foda ver um filme que passa um tempo sem fala e você não se distrair.

6. O leitor

Ah, o leitor. Esse é um dos bons. O que mais me impressiona nesse filme é como ele mostra um outro lado da história que ninguém nunca (quer) vê/ver. Isso, claro, sem apelar para nenhum lado. Apenas isso, em carne viva. What you see is what you got.

5. Stella

Como você mesmo disse, a vida de uma garota que não entende nada de literatura, mas sabe tudo sobre homens e drinks. É para mostrar como o que é cultura não é só o que aprende na escola, nem em filme cult. Saber sobre drinks e homens é tão importante quanto estequiometria e números complexos. Sem querer soar exagerado, mas é um tapa na cara da sociedade.

4. À deriva

Um filme brasileiro, mas muito pouco brasileiro. Enquanto vemos essas porcarias de "a mulher invisível" temos "à deriva" para mostrar no que vivemos e pelo que muitos de nós brasileiro passamos. Poucos são os filmes que relatam tanto a vida da sociedade (rica/classe média/zona sul) brasileira. Sim, eu sei que o pobres são muito mais que os ricos, mas para isso temos "lula, o filho do brasil" nos cinemas.

3. Entre os muros da escola

É um retrato da vida suburbana francesa. O legal é acabar com aquela imagem que temos de europa rica paracaraleo e todo mundo bonito.

2. Simplesmente Feliz

É impressionante como alguém consegue manter o bom humor em todos os momentos. Daqueles filmes que você fica com raiva da pessoa. Muito bom. MESMO.

1. Casamento de Rachel

Coloco esse filme em primeiro mais pela identificação com o filme do que por ele em si (não, nunca fui para uma clínica de reabilitação e matei meu irmão pequeno). O filme é inovador no sentido de que parece mais uma vídeo de casamento do que um filme em si. É contando a vida de pessoas comuns. Me lembra "uma coisa de nada", livro que eu li e lembra bastante esse filme.


Enfim, essa é a minha lista de filmes de 2009. Perceba que não estão listados os melhores, mas os mais diferentes.