sexta-feira, 19 de agosto de 2011

não se preocupe, nada vai dar certo - de hugo carvana

...um ator que se apresenta pelo interior do país com um show de piadas sobre o seu próprio pai, um trambiqueiro, recebe uma proposta tentadora para se passar por um famoso guru internacional, só que nem tudo sai como planejado... questão: o saudosismo é um sinal de decadência? pode ser até que não, mas nesse caso é sim... não sei se é por resgatar memórias de um cinema nacional que nunca me agradou, não sei se é pelo elenco em desempenho questionável (eximindo apenas tarcísio meira), não sei se é pelas inacreditáveis e constrangedoras seqüências pseudo-musicais (com direito a letra e tudo na tela, bem ao estilo 'everybody singing!'), eu só sei que 'não se preocupe, nada vai dar certo' parece querer ressuscitar algo que já estava e deveria (sim!) continuar enterrado... e o diretor hugo carvana recorre a todas as fórmulas, além dos já citados momentos musicais (estou tentando superar isso ainda), o roteiro, por exemplo, possui os elementos comuns aos filmes da tal época: golpes, atividades ilegais e personagens trambiqueiros... mas a verdade é que nem engraçado o longa conseguiu ser (o que são aquelas risadas falsas das platéias presente nos shows do personagem principal?)... enfim, não funcionou nem como homenagem.

5 comentários:

Dú Menezes disse...

Cara, Matheus, eu nem vi o filme e penso exatamente como você só de ver o trailer. A começar pelo Gregório Duvivier, que cara ruim, não sei como ele consegue fazer tantos trabalhos...
Beijão!

m.feitoza disse...

nossa que surpresa! é sempre bom ter você por aqui. saudades, um beijão :)

Anônimo disse...

Percebe-se que como articulista cultural, você carrega a dureza dos economistas e a falta de perspectiva da realidade dos chatos de plantão. Você entra numa sala de cinema a espera de emoções do senso comum, do mais do mesmo... Não há nada de diferente entre você e a opinião estabelecida, ordinária e comum...
O filme é uma ótima comédia afetuosa e divertida entre pai e filho. Pelo visto te interessa mais a escatologia e o riso barato das series de tv transformadas em filmes.
Noto no seu projeto de resenha, que não há em você sensibilidade de se deixar levar, de se permitir e sonhar.
Uma pena...

M.Feitoza disse...

caro anônimo,
vou tentar ser o mais claro possível. o blog lostinhollywoodland está dividido em duas partes: postagens e comentários.
uma está destinada exclusivamente para as minhas opiniões sobre os filmes que vejo e consequentemente pesquiso.
a outra está aberta para todos os leitores, que de forma bem democrática, poderão sempre dar também a sua opinião.
por isso mesmo, estou predisposto a todos os tipos de comentários, opiniões e gostos.
de amigos, colegas de profissão e familiares a professores e anônimos, se eu não quisesse 'ouvir' todos vocês bastaria eu acionar a opção bloquear comentários, disponível nesta ferramenta. nem por aprovação prévia os comentários são submetidos.
porque isso seria uma grande burrice, afinal, ningúem está certo ou errado e discordamos (as vezes concordamos) porque somos pessoas diferentes com percepções diferentes sobre o mundo.
somos afetados sim pelas mais variadas expressões artísticas, entre elas o cinema, de distintas formas.
eu, por exemplo, nunca entrei em uma sala de cinema em busca do senso comum, como você afirma anonimamente, basta ler de fato o blog.
acredito inclusive que inúmeros fatores podem atrapalhar a minha avaliação de um filme, por isso se achar que estava estressado naquele dia, volto e vejo o filme de novo em um outro momento. quem me conhece pessoalmente sabe disso.
encaro um sessão de cinema em busca de uma revelação, de um encantamento que só a sétima arte possui e de um motivo que me faça continuar amando o cinema como sempre amei.
e há sim uma enorme diferença entre eu e a opinião estabelecida: não sou regido pelos interesses econômicos e pelas cartilhas ideológicas das grandes publicações.
faço tudo sem ganhar um centavo. mas o anônimo pode falar o que quiser, reforço que essa é a idéia principal do espaço.
percebo apenas que como um comentarista anônimo você não está preparado para lidar com opiniões contrárias a sua.
o fato de eu não ter gostado do filme que tanto te agradou, não significa que eu não tenha 'sensiblidade de se deixar levar, de se permitir e sonhar'.
a forma como eu encaro essa profissão, comprova que isso sobra em mim.
mais um vez, não é uma questão de certo e errado, eu apenas não gostei do filme. reforço ainda que escrevo sempre para vocês, mas a opinião dos textos é e sempre será minha.
'pelo visto te interessa mais a escatologia e o riso barato das series de tv transformadas em filmes.'
você por acaso leu o meu comentário sobre o filme 'cilada.com'? pelo visto não.
enfim, obrigado pela visita e pelo comentário. esse é o principal motivo de continuar com o blog.
volte mais vezes, pode discordar sempre, isso apenas enriquecerá o nosso senso crítico e conhecimento. um grande abraço.

Fernanda Montenegro disse...

Se tivesse um botão de curtir na sua resposta ao animo infeliz,tinha bombado!Owned total! btw: Filme lixo!