quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ensaio sobre a cegueira - de fernando meirelles

...uma epidemia de cegueira atinge uma cidade, fazendo com que as pessoas passem a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primitivos... é necessário muita coragem para adaptar qualquer obra literária para o cinema... além das dificuldades impostas pelas diferenças de linguagem, sempre vai ter um cara mala para reclamar "no livro não era assim!" ou "cade aquela parte?" ou ainda "no livro ela era morena", ou seja, vai ser dificil agradar... é quase como uma regra "quanto mais famoso o livro, menos as pessoas vão gostar" existe uma ou outra exceção, é claro, mas no geral é assim... por isso, não basta só coragem, é necessário ter talento, e isso o cineasta brasileiro fernando meirelles tem de sobra... apresentando um trabalho técnico e artistico envolvente da primeira a última cena do longa, fernando meirelles realizou um filme, ao mesmo tempo, belo e pertubador... onde tudo esta em perfeita harmonia... da fotografia digna de oscar ao trabalho de todo o elenco liderados por uma espetacular julianne moore... é cinema de gente grande... é para ser aplaudido de pé... a reação emocionada do próprio autor do livro ao assistir o filme está no you tube (josé saramago assiste ensaio sobre a cegueira).

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, é Sarah, amiga do Eduardo.

Concordo com você sobreo filme e acho que acima de tudo o que tem que ser levado em conta é o resultado final. Acho praticamente impossível adaptar TOTALMENTE um livro.

Por último..
Gostaria de destacar a trilha sonora. O compositor (do qual não me recordo o nome agora) faz com que a situação intrigante em que os personagens vivem seja sentida.

Enfim, é isso xD

Beijos

Sarah

Anônimo disse...

único comentário sobre o filme é: NÃO existe câmera digital no livro, nem tem televisores dentro da camaratas. Não venha inventar coisas que não existem
De resto, achei um bom filme.

Anônimo disse...

oi sarah...
a trilha sonora que é realmente muito boa, é do músico brasileiro marco antônio guimarães, autor de outras trilhas como, lavoura arcaica e batismo de sangue... bjos.